quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Patriotismo ou manipulação?


             
                                                            

      Patriota é todo aquele que ama e venera seu país, tais como símbolos de sua pátria, sua cultura, e seus feitos. O patriota faz algo que considera benéfico e produtivo para seu país.
Alguns estudiosos classificaram o sentimento de patriotismo de três formas bem simples:
      1-Patriotismo nos desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição; Podemos ver claramente esse tipo de sentimento aqui no Brasil.
     2-Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes; Muito difícil isso aqui né amigos? Uma vez que lá fora somos conhecidos pelas bundas de nossas mulheres e pelo nosso futebol, as vezes (raramente) falam algo sobre Tom Jobim por ai. E o mais vergonhoso é que a maioria dos brasileiros se quer ouviu falar o nome de seus poetas, compositores, atores e cineastas mais criativos e revolucionários.
     3-Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem para defenderem seu país em uma guerra. Esta ai outra coisa complicada aqui no Brasil, já que os homens são obrigados a prestarem serviço militar. Mas a questão que quero levantar para vocês não é essa, vamos em partes mais uma vez.
    Patriotismo é o sentimento que une cidadãos de uma país para manter firme as estruturas da democracia, não apenas de seu país, mas de todo o planeta; uma vez que em todos os países do mundo esse sentimento parece ser inevitável na maioria das pessoas. 
   Analisando a situação do Brasil, sua população não tem sido um exemplo de bela nação patriota, o que pode ser o resultado de termos vivido anos de ditadura. A estrutura democrática no Brasil ainda é muito fragilizada. 
   É importante para a ''ordem'' e o caos que vivemos em nosso planeta esse tipo de sentimento chamado patriotismo, pois através deles o governo consegue manipular, controlar e até mesmo abusar a vida das pessoas sem que elas percebam, vou citar exemplos disso para que você não fique achando que esse é um papo de uma garota revoltada e bêbada, estão ai:
    O poder de intervir sobre a população: As cadeias, os passaportes, os impostos e regras de comportamentos morais são alguns exemplos destes fatores!
   Cada pessoa esta interligada na ideia de sí e do meio pela sua vida e da vida de outros. As quais se formam através de crenças, entidades e indivíduos em destaque que formam o meio.
   Sem compreender a forma de manipulação as pessoas tornam-se enclausuradas (mas não diria que pacificamente). A forma pacifica de aceitar tal condição seria saber desse sistema e ainda sim viver nele. É o que acontece com quem percebe, pois não ha como fugir dele;uma vez que é um sistema global. Sendo assim todos estão '' escravizados'' ao sistema, basta nascer e viver.

2 comentários:

  1. Minha pátria é o mundo, a galaxia, o universo... Não há porque nos prender a nada. Criar raiz é para planta. Nascer aqui ou ali é apenas um acidente geográfico.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do texto, e principalmente por ter usado minha tirinha como ilustração. =D Mto obrigado.
    Agora com relação a esse sentimento de raízes e de se tornar escravizado, não precisamos de manter esse sistema funcionando, pois quando nao concordamos com o andar da carruagem e continuamos sentados e obvervando o cocheiro conduzindo os cavalos, podemos pular fora quando nos for conveniente. Me adicione no facebook para emendarmos esse debate, Anna. att

    ResponderExcluir