segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RETRATO 3X4 DO BRASIL

 SOU ANTI-HERÓIS, ANTI-ÍDOLOS! 
  Eu GOSTO DE GENTE DE VERDADE! AI VAI UMA PESSOA DE VERDADE!!!!


Nome completo: João Rubinato
Conhecido como:  Adoniran Barbosa, ''Pai do samba paulista!''
Nascido em: 09 de agosto de 1912 (sua carteira de identidade fora adulterada para 1910 para poder trabalhar)
Filho de:  Ferdinando e Emma Rubinato
Profissão: ex- entregador de marmita, humorista, cantor, compositor e ator.


    De família grande e necessitada, João começou a trabalhar cedo e não terminou os estudos. Era adepto da vida noturna e da boemia!
    Atrás de emprego e melhores condições, sua família mudava constantemente de cidade, o que influenciou a obra do artista.
   O jovem João sempre quis ser artista e acreditava em seu talento, mesmo entregando marmitas, e escutando zombarias sobre sua arte ( em um país dominado pelos diplomas, bacharelados e Academias, isso não é raro) . Tentou ingressar no teatro, mas sem conhecer muita gente e sem padrinho ou artista mais velho para dar alguma orientação, o moço João não teve então o reconhecimento merecido.
   Com a carreira no teatro por água a baixo, João tenta entrar para o ramo musical com suas composições, o que rendeu ao moço uma misera quantia em dinheiro e enriquecimento dos interpretes de suas canções. 
   Sentindo-se frustrado, ele tenta carreira cantando suas composições usando o nome de Adoniran Barbosa. Enfim consegue algum prestigio interpretando canções de Noel Rosa, Ismael Silva, entre outros. 
   Aproveitando o nome nas rádios, começa a trabalhar como ator nas antigas rádio novelas e como sambista,  Adoniran entra em destaque usando gírias, linguagens populares e retratando a vida de quem via as cidades crescerem.
    A canção  O TREM DAS ONZE, ( que é um clássico da música tupiniquim) foi o primeiro sucesso de Adoniran Barbosa nas rádios.
     Mesmo com o sucesso, o trabalho não possuía uma estabilidade financeira, e o  publico estava sempre conhecendo novos artistas e novidades. Então, começava uma fase onde usaria humor, ironia para manter o público e ter um diferencial em seu trabalho.
    João casa-se duas vezes, Matilde sua ultima esposa foi de extrema importância, pois estava sempre apoiando Adoniran, inclusive nas boemias.
    João nasceu e morreu pobre!!!!
   Adoniran Barbosa morreu em 1982, aos 72 anos de idade, vitima de Efisema . E ao contrário dos doutores intelectuais de sua época, sua arte permanece atual e jovem.




                          Viaduto de Santa Efigênia




                                    Despejo na Favela


   

                    Elis Regina & Adoniran BarbosaTiro ao álvaro




                                  O Trem das Onze

Um comentário:

  1. As músicas dele falam muito da destruição que o progresso traz... muito foda.

    ResponderExcluir