sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CONVERSA RÁPIDA com Flávio Yoshida

Flávio Yoshida, centro de Goiânia.
   Uma área da arte tão abrangente quanto as artes visuais pede e exige dos artistas um leque maior de possibilidades e de criatividade que se dá ao Cinema, Teatro, Dança, Fotografia, Música e afins. 
   Flávio Takeshi Yoshida é mais um artista que promete feitos na cena goiana, nascido em São José dos Campos, estudante da Universidade Federal de Goiás-Faculdade de Artes Visuais, tem atuado ativamente através de projetos como o ''Arte 1 Real'' e '' Desviantes''.

Flávio, desde quando esta aqui em Goiânia? Como você acha que as pessoas tem reagido aos projetos que envolvem seus trabalhos?
Estou aqui desde de Dezembro de 1999, as reações são as mais diversas, os amigos que estão mais próximos e entendem melhor a poética que envolve todo o processo conseguem digerir bem , porém há os que por estarem mais distante da linguagem da arte contemporânea ficam muito curiosas , estranhadas e há até os que ficam constrangidos.



Acredita que tem crescido o interesse pelas artes visuais aqui em Goiás, por quais caminhos você acredita ser mais fácil percorrer no meio?
 Sim , tem crescido sim visto no histórico da arte em Goiânia e o fraco movimento do final dos anos 90 e no incio do 2000 , acontece agora um movimento que aponta para um reconhecimento das Artes Plásticas em Goiás , após o maior movimento de informações sobre a arte tornará , não só mais visível , mas também entender e compreender o que essa arte comunica pelo momento e o espaço em que vivemos.


Alguns de seus trabalhos possuem uma forte carga de misticismo, até que ponto pretende leva-lo em suas obras e até que ponto ela esta na sua vida pessoal?
Sim , as principais referências artísticas minha são as clássicas , por esse motivo é impossível descartar que a minha arte tome essa carácter mitológica , e isso se encontra no momento em que pego todas minhas influências mitológicas (egípcia e greco-romana) e religiosas ( Candomblé , Xintoísmo, Catolicismo e Hinduísmo) que são crenças em que eu me influenciei e acabo que crio minha cosmogonia .
Como e quando decidiu pelas artes, e mais especificamente pelas artes visuais?
Decidi pelas aptidões mesmo , uma vez que eu sei que não teria concentração para profissões metódicas e imparciais como é um Advogado , médico ou Engenheiro


Poderia nos dizer quais artistas mais te influenciaram?
Matthew Barney , e Salvador Dali.

Tem projeto novo vindo por ai?
Sim , Estou com um Projeto novo de criar uma espécie de vídeo arte longa de aproximadamente 40 minutos , explorando novas imagens e novos sons. :)

Um comentário: