segunda-feira, 19 de março de 2012

Sociedade Peter Pan

   
Livro ''Consumido''

   O capitalismo com seu culto ao consumo gerou uma fase de conflito á valores antigos para a humanidade, como a religião e os modelos familiares. Ao mesmo tempo afirmamos pertencer à uma era de conhecimento, onde plebeus e nobres podem ter acesso à alfabetização com mais facilidade, e onde a ciência e a tecnologia vivem tempos de prosperidade.
   Nos dias atuais, todos os objetos e ações possuem um discurso pré-definido. Nossa identidade de consumidor se sobrepõe a nossa identidade crucial de cidadão, o que enfraquece cada vez o papel do Estado.
   Crianças e adolescentes são alvos principais da publicidade porque representam a personalidade de uma sociedade extremamente consumista, ou seja, impulsivos e imaturos para escolhas. Desse modo, a infantilização do adulto e do idoso, é um modo de torná-los também um fácil alvo do consumo.
No livro ''Consumido'' de Benjamin Barber, (professor e conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton) é notável a critica do crescimento abusivo do consumo, e da exaltação da '' Síndrome de Peter Pan''. Vale a pena ler esse livro, e questionar até que ponto nós chegamos, ou chegaremos com tudo isso.


ANNA ALCHUFFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário