segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A nova economia

 ( Parte II)

   Sem imaginar, Maristelva senta no sofá da sala e espera por seus patrões. Ela imaginava que seria uma conversa sobre não ir trabalhar na semana que vem, já que a família iria fazer uma viagem ao litoral.
  - Oi Maristelva, o que temos para conversar pode ser meio desagradável, e por favor, não nos interprete de uma maneira negativa, mas a Lurdes tem sentido a falta de alguns utensílios da cozinha.
  - É Maristelva, sabe aquela panela de pressão que eu ganhei do meu irmão? Sumiu. Aquela tampa de microondas que eu comprei da revista também, sabe nos explicar?
  - Nossa Seu Luiz e Dona Lurdes, assim vocês me deixam constra... contrang... me deixam péssima! Eu nunca peguei uma balinha que não fosse minha, eu não sei de panela nenhuma! Vou procurar, talvez esteja nessa bagunça da despensa.
  - Acho que não, já olhamos. E tem outra coisa, sumiu dinheiro da minha carteira...
  Com o choro querendo sair, a pobre Maristelva acha forças dentro de sí, e pede demissão.
  O caminho de volta para casa foi uma lamentação que só, por dentro da cabeça dessa mulher  passavam mil coisas ao mesmo tempo. Ela se lembrava dos conselhos que ganhava de sua mãe, que roubar era feio, lembrava dos conselhos de seu pastor e da Bíblia que dizia nos mandamentos ''Não roubarás''. Maristelva, se lembrava até dos políticos de Brasilia com os escândalos nas cuecas.
 '' Meu Deus, e meus filhos? O que vou dizer a eles?'' Pensou alto. E ainda pensando o que diria para seus meninos, desce no terminal, e sem olhar para atravessar, é atropelada por outro ônibus.
  Lurdes pela manhã lê seu jornal '' Noticias da Manhã '' e olha uma reportagem nem tão diferente nas páginas de tragédias, '' DOMÉSTICA É ATROPELADA POR ÔNIBUS.''  vê o nome de Maristelva, não consegue comer, mas já vai contratar outra menina para lavar sua linda casa, dessa vez uma mais jovem para limpar direito.


( Anna Alchuffi)

2 comentários: