sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Apelo

  Ler é descobrir, colher e selecionar. A leitura não se restringe apenas as palavras impressas no papel ( ou na rede), a leitura pode ser realizada através de uma imagem, através de uma obra de arte, numa canção, e até em uma telenovela. Ler não é apenas passar os olhos, é compreender a linguagem transmitida. E é por essa ideia de leitura que surge o senso crítico.
  Nossa sociedade (brasileira)  é dependente de modelos de países mais desenvolvidos, e acabamos adotando, por imposição dessa condição, valores dessas culturas. Ficamos por perder o conhecimento de quem somos como nação, gerando uma alienação cultural, de modo que preferimos fingir que certas '' linguagens'' fazem parte da nossa.
  Contra todos esses males não existe remédio melhor do que a educação baseada em formar pessoas independentes intelectualmente, dai a importância das artes na grade curricular das escolas primárias. A arte desperta o sentimento crítico e o pensamento autônomo de uma forma avassaladora e transgressora. Em um país de tamanha desigualdade social e de enorme monopólio dos veículos de comunicação, a arte é de fato uma grande inimiga do poder, e quanto mais a arte permanecer na marginalidade, na obscuridade, ou apenas no acesso de camadas mais ricas da sociedade, criaremos máquinas de serviço e não pessoas. Teremos apenas passagens e não história.
  Não estou aqui querendo ser salvicionista, porém não podemos ignorar a individualidade. O que existe são pessoas, e elas tem o direito de existir em vida.
 Fica aqui um apelo que talvez nunca será ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário